HYPER-V Conectar Dispositivo USB em uma VM

HYPER-V – Conectar Dispositivo USB em uma VM

In Windows Server by Felipe Santos

Você já teve a necessidade de conectar algum disco removível em seu ambiente virtual? Aprenda como ter acesso ao USB por dentro de sua VM utilizando Hyper-V!

Siga o procedimento abaixo neste artigo:

  1. Conecte o Disco Externo USB no Host Hyper-V desejado. O disco irá aparecer no sistema e uma letra será atribuída a ele.
  2. Pelo Gerenciador de Discos (diskmgmt.msc), com o botão direito, clique no Disco desejado e selecione a opção Offline.
  3. Execute o Gerenciador Hyper-V, abra as propriedades da VM desejada. Para escolher o Dispositivo USB que será conectado, vá em SCSI Controller, clique para adicionar um novo disco, selecione a opção Disco Rígido Físico e no menu suspenso selecione o dispositivo USB desejado.
  4. Abra uma sessão remota na VM modificada e execute o Gerenciador de Discos, o dispositivo USB irá aparecer no sistema. Caso esteja com status Offline, clique com o botão direito e clique em Online. Neste ponto o disco ainda está sem letra atribuida, para isso, clique com o botão direito na partição desejada e clique em Alterar letra de unidade e caminho, selecione uma letra disponível para a partição.

Está feito!! A partir de agora terá acesso ao seu disco removível USB por dentro da VM.

Para remover o disco com segurança, abra o gerenciador de Hyper-V, abra as propriedades da VM e em SCSI Controller, selecione o disco USB e clique em Remover e salve as configurações. Após esse procedimento poderá remover o disco com segurança do Host Físico.